Alguns colegas me perguntam como instalar o Xposed na ultima versão do Lollipop de forma que não de problemas. Após pesquisas em fóruns e recolhendo alguns arquivos (créditos no final do tutorial), fiz alguns testes e ao meu ver o correto para a instalação é seguir um conceito muito básico, uma ordem sequencial de instalação. Então caso tenha interesse e continue a execução faça por conta e risco, não nos responsabilizamos por mal uso ou qualquer problema que venha ocorrer, informo também que só foi testado na ultima versão do Lollipop disponibilizado pela Asus.
Abaixo descrevo o que pode ocorrer e o que vai precisar:

Precisa: Depuração USB e Root,  Bootloader desbloqueado e TWRP (no processo estará sendo disponibilizado os arquivos que utilizei).

Pode ocorrer: Loop Infinito (pode, não é que vai acontecer).

Então primeira coisa a fazer é baixar os arquivos que devemos instalar, no link abaixo do Download, que é um arquivo .RAR, contém:
1 – Arquivo para root
2 – Arquivo para desbloqueio de bootloader
3 – Arquivo para TWRP
4 – Arquivo ZIP para Xposed e APK do Xposed baixar no link >> Arquivos Instalação Xposed

Agora com o arquivo baixado, extraia em algum lugar de fácil acesso. Ao extrair a pasta estará com os arquivos iguais ao do print abaixo (ao extrair é possível que o antivírus fale que contenha vírus, porém não é verdade, se esse for seu caso desative temporariamente o antivírus, o problema é que o o arquivo de bootloader é um executável que altera o sistema do celular, e o antivírus detecta como ameaça):
1b_pasta_arquivos

Temos que garantir a execução de todos os passos, para que assim não entre em loop infinito e minimizar as chances que isso ocorra.
Vamos começar de um a um, na ordem, caso você já tenha o root, bootloader desbloqueado e TWRP pode pular os passos, caso deseje até a instalação do Xposed, mais abaixo nesse tutorial.
Conecte o celular no computador que agora vamos começar pra valer!!

1 – Na pasta que extraiu tem dois arquivos chamados: XposedInstaller_3.0_alpha4.apk e xposed-v75-sdk21-x86.zip, copie os dois para a pasta interna ou para o cartão SD do celular (sugiro cartão SD), se estiver na versão de final 87, copie também o arquivo xposed-v79-sdk21-x86.zip.
Após copiar localize o arquivo XposedInstaller_3.0_alpha4.apk pelo gerenciador de arquivos do celular, e clique para instalar (caso não esteja habilitado instalação de fontes desconhecidas habilite! Para isso vá em: Configuração/Segurança e marque fontes desconhecidas).
Clique em instalar e aguarde terminar, quando terminar, não clique em ABRIR, clique apenas na opção Concluído. Só vamos abrir no final do tutorial, após a instalação do arquivo xposed-v75-sdk21-x86.zip e xposed-v79-sdk21-x86.zip (se estiver na versão final 87) que será pela TWRP.
Abaixo prints da instalação. Então agora siga para o passo 2.

2 – Instalar o root e ligar depuração USB (Veja tutorial detalhado aqui):
Ligue a depuração USB no celular, caso não saiba siga os passos: Vá até Configurações>>Sobre>>Informações de software> e clique 7 vezes seguidas em “Número de versão”. Feito isso, volte para configurações e clique em “Opções de desenvolvedor” e marque “Depuração USB”. Se exibir uma mensagem na tela do seu celular pedindo permissão, aceite.
No arquivo que baixou e extraiu e ficou a pasta com nome Xposed, tem nela outra pasta chamada: Root
Entre nessa pasta e execute o arquivo Root.bat
Seu celular deve desligar e religar sozinho, então seja paciente e deixe o processo seguir por si só! Quando ele religar já estará com root ativo! Abaixo as telas que aparecem no celular e na janela de comando informando que começou e executou com sucesso o root:

3 – Desbloqueio de bootloader
Na mesma pasta (Xposed) existe outra com nome: Unlock Bootloader
Entre nessa pasta e execute o arquivo: Bootloader-UNLOCK_RELOCK.exe
E siga o procedimento, pra mim foi na seguinte ordem (prints com a tela de comando abaixo):
Primeiro teclei 1 e confirmei (porque estava com celular ligado e depuração ativa), celular desliga e para no Droidboot.
Segundo teclei 1 e confirmei (porque queria desbloquear o bootloader), começa a efetuar o processo e o celular vai reiniciar algumas vezes, aguarde até aparecer as opções de escolha na janela de comando.
Terceiro teclei X e confirmei (porque já foi desbloqueado).
Nessa parte deixe o celular do jeito que está e vá para o passo de instalação da TWRP que é a próxima etapa!!

4 – Instalando o TWRP
Ainda na pasta Xposed, temos outra com nome: TWRP, segure a tecla Shift e clique com o botão direito do mouse sobre essa pasta, e vá em: Abrir janela de comando aqui.
Vai abrir uma janela de comando, digite nessa janela o comando:

fastboot flash recovery new-twrp-z5-sbinsh-0109_2338.img

Aguarde terminar que é rápido. Agora no celular, e com as teclas de volume navegue até a opção: Recovery e confirme com o botão Power.
Aguarde reiniciar, você estará na TWRP.
Prints das sequências abaixo. E deixe onde está e pule para próximo passo.
Como informado lá no inicio do tutorial, agora vamos instalar o arquivo ZIP do Xposed.

5 – Instalando o ZIP do Xposed (flash).

Agora que está na tela do TWRP no celular, clique na opção Install (caso clique e não vá, aguarde alguns segundos porque as vezes o touch demora a iniciar no TWRP).
Localize o arquivo xposed-v75-sdk21-x86.zip e clique em cima (caso esteja aparecendo a pasta do celular, para mudar para o cartão SD clique em Select Storage).
Deslize para o lado direito a seta que aparece para instalar e aguarde terminar.
Se você está na versão 78, pode reiniciar ao terminar clicando em Reboot System
Após confirmar o Reboot deixe o celular reiniciar sozinho, o boot após a instalação vai demorar, e ele ainda vai otimizar os apps! Deixe ele fazer tudo, eu sei que você é paciente e entende que isso é fundamental!

Prontinho, agora poderá abrir o Xposed e instalar seus módulos.
Uma dica que dou e que antes de instalar módulos, procure saber se o mesmo está ok no Zenfone, instalar um modulo não compatível pode brickar o aparelho, então use com moderação!!

FONTE: ZenfoneBrasil

48 COMENTÁRIOS

  1. (bootloader) secure device
    (bootloader) unsigned image
    FAILED (remote: not allowed to update unsigned image on secure device)

    Aparece esse erro.. Creio eu que seja sobre permissão root ou sobre o bootloader não ser liberado completamente;

    • Douglas, ele vai para o TWRP porque o sistema de atualização automatico quer entrar no recovery!
      Tive esse problema e não teve jeito, tive que retornar para a 78, e depois atualizar para 87.
      Mas caso queira tentar, porém não deu certo comigo é:
      1 – Recuperar o recovery
      2 – Voltar o bloqueio do bootloader
      3 – Desfazer o root

      Como disse, comigo não funcionou, só voltando a stock rom da 78 e depois indo para 87.

  2. Muito show esse tutorial, instalei o xposed no meu zenfone e ficou ótimo, porém minha maior vontade ao instalar o xposed seria a de usar o módulo xinternalsd, e de fato o consegui, a memoria do meu zenfone ficou conjugada ao cartaoSD, mas depois do procedimento fiquie sem conseguir fazer alguns downloads, por exemplo se alguém me manda uma foto ou vídeos no whatsapp, o zenfone informa que não será possível o download do arquivo, o mesmo segue ao tentar fazer download de uma foto no facebook, se alguém puder me ajudar agradeceria….

    • Pelo que entendi você alterou o sistema de armazenamento, isso faz com que ele se perca. Apps como o Whats, Facebook e alguns outros, quando está normal, eles salvam os arquivos na memoria interna, mesmo se instalados no cartão SD.
      Esse compartilhamento conjugado pode estar gerando esse problema.

    • Hugo, ainda está instável! É possível, mas pode levar a loop infinito! Não é 100% ainda, mesmo tendo pessoas que o fizeram (eu por exemplo), mas o mesmo processo gerou loop infinito em outros aparelhos! Por esse motivo não tem ainda no post!

  3. queria pro 40.87 ja tentei com varios frameworks e da loop infinito, tem algo que eu possa fazer para instalar no 40.87? desde já agradeço,(tenho 13 anos).

  4. Amigo, estou na versão 87, já tenho root e bootloader desvloqueada, mas não tenho a TWRP, posso pular a parte do root e do desbloqueio da bootloader?

    • Reinaldo, nunca tive esse tipo de problema no meu Zenfone 5, mas existem tutoriais que ensinam como resolver. Me parece que algum lote do Zenfone foi sorteado com esse problema, aqui são no total 3 e nenhum deles apresentou esse problema.

  5. Fiz tudo certo, o xposed funcionou bem, mas a câmera deu pau, a traseira fica tudo preto e quando mudo para a frontal fecha e diz (câmera não encontrada), tem solução ou já era a câmera?

  6. Eu poderia fazer o flash do arquivo twrp.img sem desbloquear o bootloader(pelo fato de meu zenfone perder a câmera ao desbloquear) ??!

  7. Ola tudo bem, eu consegui farzer quase tudo, na hora que entrei no twrp para instalar o xpose para a verção 87 ele fala que esta com a memoria comprometida e da falar, ja exclui os cache e não obtive sucesso. você pode me ajudar ?

  8. boa noite alex!
    Cara,dá tudo certo ate eu começar a instalar a twrp,ai da um erro de flash no celular,só que fiz duas vezes o passo de desbloqueio da bootloader e me diz que esta desbloqueado.
    Não e a primeira vez que da esse erro, e peço a sua orientação para conseguir avançar no processo.
    Desde já agradeço!!

    FABIO MARTINS

  9. o melhor tutorial, arquivos que fazem quase tudo sozinho, sem a gente precisar ficar digitando comando e um monte de coisa.
    muito bem explicado e completo, parabens à equipe.
    Testado e aprovado

Deixe uma resposta